Quem sou eu

Minha foto
Amante da família, sonhador, romântico, idealista, polêmico,dotado de grande senso crítico. Odeio injustiças, mentiras..mas sou a pessoa com quem você pode contar..Fiel aos meus princípios...

domingo, 27 de maio de 2012

A MARCHA DAS VADIAS.

Respeito suspeito! Como pode pedir respeito mostrando os peitos desse jeito?

Movimento infeliz por uma causa justa, esta é minha plena definição nesta 2ª edição.

Este ano 17 Estados aderiram a este movimento,  onde a maioria das participantes vestiram-se a caráter. No Rio de Janeiro  um "fato isolado",  uma moça tirou a blusa ficando como vocês estão vendo, com os seios à mostra. Talvez passasse despercebida,  se não estivesse no pátio de uma Igreja em Copacabana onde acontecia uma missa,  deixando alguns presentes  um tanto chocados...

Tudo começou no Canadá, em uma Universidade onde um policial dava uma palestra sobre prevenção de estupro, e um dos fatores influenciadores seria o modo como as mulheres se vestiam, segundo ele, como vadias... o modo como o policial se expressou, gerou revolta no mundo inteiro.

Sou pernambucano sim, cabra da peste sim, e muito macho sim sinhô. Mas não sou machista. E abomino toda e total violência contra a Mulher. Mas como tal e não querendo culpar as vítimas desta violência tão imbecil, que alguns monstros cometem, afirmo a todas vocês que a vestimenta minúscula, aumenta sim a libido do homem e,  de certa forma,  estimula o cometimento desses crimes covardes.
Sei que o debate está aberto e gostaria que, principalmente as minhas leitoras, se pronunciassem. Estou sempre aberto  para críticas, sugestões e muito mais..
Não escrevo para agradar ninguem e sim para me expressar de uma maneira que acho justa. Sei que o assunto é muito extenso e envolve várias camadas sociais econômicas.
Espero poder contar com a liberdade de expressão de todas vocês aqui neste blog.
Enquanto aguardo, vamos movimentar!


4 comentários:

  1. Você disse bem meu caro Jobson, o assunto é extenso... Penso que às mulheres cabe o bom senso...Saber vestir-se é cultura. Todo comportamento advem da cultura. Seja do Homem machista, seja da Mulher equivocada.. de qualquer forma equívocos existem de ambos os lados.. me refiro aqui a homens e mulheres.. O estuprador, na minha opinião, nem precisa de desculpas..O estuprador vai pegar e estuprar qualquer figura em seu caminho.. de crianças a senhoras, esteja bem ou mal vestida segundo quaisquer padrões.. Estuprador é um doente fdp cujo único espaço que merece é no cemitério. Portanto, não deveria em nenhum momento, ser "fator" para influenciar ou determinar o tipo de "vestimenta" de quem quer que seja: crianças, jovens, senhoras etc.. Não é invadindo o espaço tão pessoal das pessoas, que é seu modo de vestir-se, que se combate estupradores, sim indo à caça dos mesmos. E este deveria ser o principal papel do policial em questão.
    Quanto à repercussão da expressão infeliz que o cidadão canadense utilizou, era de se esperar que grupos de interesses vários, ficassem por aí com suas reivindicações. Passeatas tambem é comércio...política.. rssss...neh..;)pois.
    Quanto às roupas minúsculas aumentar a libido do homem, isto foi estimulado no lançamento das mini saias.. e, hoje, apenas o nu não se permite publicamente, pelo menos em nossa cultura tupiniquim.. salvo nas praias de nudismo..enfim, JC, o que nosso País precisa mesmo é de uma população mais educada. A Mulher reeducar-se dentro de suas conquistas enquanto tenta esquecer o longo período de repressão sofrida no ambiente puramente masculino.. teem que ficarem atentas para não expressar de forma tão vulgar, o ranço da "vingança"... o Homem, decidir o que prefere em suas mulheres e nas mulheres dos outros...rssss... à Mulher, repito, cabe o bom senso.
    É isto, para um primeiro momento.

    ResponderExcluir
  2. É ISSO AÍ VASTIL, VC TOCOU NUM PONTO PRIMORDIAL DESSA DISCUSSÃO QUE REALMENTE É MUITO AMPLA NO QUE DIZ RESPEITO A CULTURA, POIS NUNCA LI NEM OUVI FALAR EM CASOS DE ESTUPRO, POR EXEMPLO, NAS TRIBOS INDÍGENAS. POIS LÁ, COMO É DO CONHECIMENTO DE TODOS, A VESTIMENTA É QUASE NENHUMA... E EXISTE RESPEITO MÚTUO ENTRE ELES...

    ESPERO QUE VC VOLTE SEMPRE E QUE CONTRIBUA COM O FIQUE ESPERTO!

    BJS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mulher não sofre violência pela sua maneira de vestir,mas por conta de uma sociedade machista e patriarcal que normatiza a mulher como propriedade do pai, irmão, namorado etc. as questões culturais e maneira de se vestir, traz uma simbologia de como o corpo da mulher pertence a todos, menos a ela. O peito de uma mulher de fora que seja próximo a uma igreja ou não, é condenável por historicamente o mesmo sempre fo fortemente ligado ao lado materno (amamentar) ou a questão do sexo/prazer. Se a sociedade, as religiões e as culturas tem uma visão de dois modelos de mulher, "A SANTA E A PECADORA" (honesta e prostituta), realmente precisamos aprofundar esta discussão, não pelo viés da cultura de uma vestimenta ou a ausência dela, mas pelas culturas construídas pelas sociedades agressoras e violadoras dos direitos humanos das mulheres. Decidir sobre sua vida e seu corpo é um direito de toda mulher, e se for preciso colocar oara, braço, perna, peito ou seja lá o que for de fora, muitas colocarão. Vamos sim, lutar pela construção de um mundo mais justo para as mulheres. Se lutar por direitos é ser vadia, somos e seremos todas VADIAS!!! Beth Amorím

      Excluir
    2. Tenho um olhar mais otimista Beth, concordo que ainda é necessário manter-se em alerta considerando as estatísticas de violências. Porém a sociedade machista vem sendo "reformada" a algum tempo.. Mulheres como Nisia Floresta, Berta Lutz, Celina Guimarães Viana, Simone de Beauvoir entre outras tantas ao longo da História, marcaram presença com suas contribuições na luta pelos direitos da Mulher.. Hoje podemos contar com governantes, estudantes, tantas profissionais mundo afora, lúcidas, esclarecidas, realizadoras...Mulheres que optam ( e porque podem optar )em seguir marcando presença, impondo os direitos conquistados e lutando por tantos outros, demonstrando suas capacidades criativas e/ou intelectuais.. mesmo as que estão em casa, teem a responsabilidade de educar seus filhos com valores apropriados à uma sociedade justa, segundo sua própria visão de justiça...A visão da SANTA E PECADORA, penso, já está "opaca", toda Mulher tem um quê de santa e de pecadora.. rsss.. prostituição é profissão que nem deveria existir quanto mais ser regulamentada, considerando que é fruto da antiga sociedade machista. "VADIA", no sentido pejorativo, deveria ser ignorado e não usado como desculpa para comportamentos mais liberais da Mulher, que pode perfeitamente alimentar a idéia de tudo que temos de mais forte para lutar por nossos direitos é a beleza de nossos corpos, tanto tempo usados de forma desprezível..( comerciais etc )... As mulheres que vão às ruas expondo seus corpos nus para protestar contra o que quer que seja, desrespeita as companheiras que lutam pelo direito de não serem usadas como objeto sexual. Que não venham meter essa de que não tem nada a ver com sexo.. corpo nu tem a ver com sexo sim! A não ser que estivessem posando para artistas plásticos em plena avenida.. A capacidade de luta da Mulher não deve de forma alguma ser focada na exposição de seus corpos. A Mulher deve continuar provando que é capaz de PENSAR! E não sair por aí mostrando ao "mundo" masculino o que eles mais gostam nelas.

      Excluir