Quem sou eu

Minha foto
Amante da família, sonhador, romântico, idealista, polêmico,dotado de grande senso crítico. Odeio injustiças, mentiras..mas sou a pessoa com quem você pode contar..Fiel aos meus princípios...

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

09 DE FEVEREIRO - DIA NACIONAL DO FREVO!!



Como um  bom folião, não poderia deixar passar em branco essa data que é tão importante para o povo pernambucano,  pois há muitos anos faz parte de nossa cultura carnavalesca.

A origem da palavra frevo, vem de ferver,  por conta do ritmo alucinante, grande concentração de pessoas dançando e pulando, num vai e vem frenético em direção opostas, comum nas festas de carnaval.

O frevo foi citado pela primeira vez, numa edição do "Jornal Pequeno", vespertino de Recife, em 09 de fevereiro d 1907. Em reconhecimento à importância do ritmo e a sua origem,  em 09 de fevereiro de 2007,  a Prefeitura de Recife comemorou o centenário do Frevo durante o carnaval.

Foi em 1930 que surgiu a divisão do Frevo em três tipos:

A) Frevo de rua - é frevo tocado por orquestra, sem voz cancionando;

 A.1.) Subdivisões de frevo de rua - "frevo-de-abafo;  frevo-coqueiro;  frevo-ventania; frevo-de-salão."


B) Frevo canção - tem uma introdução orquestral e andamento melódico, típico dos frevos-de rua. É sequenciado por uma introdução forte de frevo, seguido de uma canção, concluindo novamente em frevo ( Wikipédia )

C) Frevo de bloco - é um frevo executado por orquestra de pau e cordas ( geralmente composta por violões,  cavaquinhos, banjos, bandolins, violinos, além de instrumento de sopro e percussão ). (Wikipédia)

Da mistura da capoeira com o ritmo de frevo, nasceu o passo, a dança do frevo.  Dentre os mais de 120 passos, posso citar alguns: tramela, bailarina, saci pererê, rojão, barriguinha, parafuso, tesoura etc..

As passistas com suas roupas leves  multicoloridas e sua sombrinhas, realizando acrobacias, trazem alegria para todos que assistem suas apresentações. A estudante Andreza Patrícia, 20 anos, (foto acima) passista da Companhia Acauã de dança ( situada na rua 27 de janeiro, próximo à Igreja S. Pedro - Olinda -Pe ) nos diz que há 04 anos participa dessa Companhia onde aprendeu dançar o frevo que é parte de sua vida. "O frevo me proporciona grandes alegrias e me mantem em forma" - diz Andreza. A passista nos informa tambem que essa Companhia é coordenada por Verônica Santos, (dona da Companhia) e que o grupo de dança se apresenta na troça Pitombeira dos quatro cantos durante o carnaval e que é tradição em Olinda e Recife. As prévias acontecem a partir de janeiro. Crianças a partir de cinco anos já podem frequentar as aulas de dança.