Quem sou eu

Minha foto
Amante da família, sonhador, romântico, idealista, polêmico,dotado de grande senso crítico. Odeio injustiças, mentiras..mas sou a pessoa com quem você pode contar..Fiel aos meus princípios...

sábado, 28 de julho de 2012

LAMPIÃO, HERÓI OU BANDIDO?

Coincidentemente, algumas semanas atrás em conversa com um Tenente PM reformado, 94 anos, morador de Serra Talhada PE, comentávamos sobre essa figura lendária, Lampião, rei do cangaço.
O Tenente contou que no início de sua carreira militar, chegou a fazer várias incursões a fim de prender Lampião e seu bando.  Contou tambem que a tropa que os encontrassem, vivo ou morto, receberiam promoções, alem de tirar de circulação um bandido que matava, roubava, estuprava, mutilava. Mas, na visão de algumas pessoas ele seria O Robin Hood nordestino, pois roubava dos ricos pra dar aos pobres.
Na manhã do dia 28 de julho de 1938, na Fazenda Angicos, Poço Redondo SE, Lampião e seus cangaceiros foram pegos de surpresa por uma volante, por volta das 05:15h. Os policiais metralharam o bando, alguns foram decapitados ainda em vida, entre esses Maria Bonita, companheira de Lampião. Após investida da volante, foram recolhidas 11 cabeças,  que foram expostas em algumas cidades do nordeste para fins de comprovação de morte, principalmente de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.